
HISTÓRIA
A associação Centro Social Vilamaiorense é uma instituição Particular de Solidariedade Social, com sede na rua DR. Ferreira Pinto, freguesia de Vila Maior, Concelho de Stª Mª. da Feira.
Fundada em , a Instituição encontra-se registada na Direção Geral da Segurança Social desde 23/01/1992, no livro nº 5 das Associações de Solidariedade Social, sob o nº. 67/92, folhas 30, em conformidade com o disposto no nº. 2 do artº. 7 dos Estatutos das Instituições Particulares de Solidariedades Social, regulamentada pela Portaria nº.778/83 de 23 de julho.
Nos termos do nº 8 dos referidos estatutos, aprovados pelo Decreto Lei nº 119/83, de 25 de dezembro, a Instituição é uma Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.
A instituição está inserida numa área habitacional de Vila Maior, com caraterísticas rurais e assentes também na atividade da construção civil.
Tem acordo de Cooperação com o Instituto de Segurança Social, I.P./ Centro Distrital de Aveiro, para resposta social de Centro de Atividades de Tempos Livres.
Com a Câmara Municipal, tem um Protocolo para dinamizar o Programa Movimento e Bem Estar, promovendo atividades físicas e lúdico recreativas
A Instituição construiu um edifício para Creche ao abrigo do Programa Pares III, tendo obtido em 2019 autorização para a Reconversão do edifício para a valência CAO.
Em 2020 disponibiilzamos uma parte das nossas instalações para o projeto “Direitos & Desafios em Rede” é promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, coordenado pela Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM). Este projeto é financiado pelo programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social - 4.ª Geração e é operacionalizado, de forma articulada através da ALPE- Agência Local em Prol do Emprego.